Personal tools
You are here: Home Sub-Grupos GEDI-Humanitario GEDI-UFMG vence Jean Pictet Competition
Document Actions

GEDI-UFMG vence Jean Pictet Competition

by Pedro Brandão e Souza Për herë të fundit modifikuar 2008-07-25 04:58

GEDI-UFMG vence Jean Pictet Competition

Celebração após anúncio de equipes semifinalistas

Equipe de alunos do Grupo de Estudos em Direito Internacional da UFMG acaba de conquistar o primeiro lugar na 20ª edição da competição Jean-Pictet de direito internacional humanitário, realizada de 19 a 26 de abril, em Schartzenburg (Suiça). Fizeram parte da equipe Diego Valadares Vasconcelos Neto, Ana Luiza Calixto e Monique Salermo que fazem parte do subrupo GEDI-Humanitário. Os alunos permanecem na Europa até o final de maio, quando participam de outro concurso na Bielorússia.


Os estudantes brasileiros competiram com equipes de 56 universidade e, segundo Diego Valadares Vasconcelos Neto, aluno do 10º período, que foi  escolhido o melhor orador da competição, esta foi a primeira vitória de uma universidade de país de língua portuguesa em evento de tal monta de direito internacional, em âmbito mundial. As equipes competiram em inglês, com estudantes de países de língua inglesa, além de representantes de univeridades européias, latino-americanas, asiáticas, africanas e australianas.


Pelas regras do concurso, situações são simuladas e cada equipe tem determinado tempo – que varia de quinze minutos a duas horas – para se preparar para defender seus "clientes", perante uma banca de juízes e uma ou mais equipes concorrentes, conforme a situação apresentada. Os competidores podem ser chamados, por exemplo, a assumir o papel de consultores jurídicos de um país em conflito internacional; representantes da Cruz Vermelha; representantes de exércitos invasores ou de um país invadido.


A competição é realizada com o apoio da Cruz Vermelha Suiça e dos ministérios de relações exteriores de Portugal e da Suiça. Veja mais informações em (http://www.concourspictet.org/index_en.htm)


Apoio: