Personal tools
You are here: Home Sub-Grupos CEB-OMC
Document Actions

CEB-OMC

by Pedro Brandão e Souza Për herë të fundit modifikuar 2008-06-03 06:07

Centro de Estudos sobre o Brasil e a Organização Mundial do Comércio

                            Logo CEB-OMC

O Centro de Estudos sobre o Brasil e a Organização Mundial do Comércio (CEB-OMC), grupo de pesquisa e projeto extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, criado em 2006, tem por escopo o estudo das relações comerciais e diplomáticas resultantes dos acordos regulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Pretende-se, desta forma, aumentar a inserção brasileira no comércio internacional através da formação de capital humano apto para atuar na aldeia global.

 As atividades de pesquisa do CEB-OMC são desenvolvidas por alunos de graduação, mestrado e doutorado por meio de trabalhos relacionados às diversas temáticas objeto de estudo no CEB-OMC, como:  Direito Internacional, Direito Econômico Internacional, Direito Internacional Econômico, Propriedade Intelectual  e Organização Mundial do Comércio.   

 Membros do CEB-OMC também participam,  desde 2006 , da ELSA Moot Court, uma competição internacional que simula uma disputa no órgão de solução de controvérsias da OMC. No ano de 2008, a equipe ganhou o prêmio de melhor memorial e chegou às semifinais nas rodadas latino-americanas.

 O CEB-OMC realiza, ainda, atividades de extensão. Estas se fundamentam na compreensão de a Universidade Pública ter por dever proporcionar um retorno do investimento feito pelo cidadão à sociedade, não somente via atividades assistencialistas, mas também elaborando e fomentando políticas públicas que auxiliem na promoção do desenvolvimento do país.

 Há, atualmente, dois projetos de extensão em desenvolvimento. O primeiro consiste na elaboração de uma cartilha explicativa e na promoção de workshops, em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT), para informar os produtores de conhecimento da Universidade sobre a importância da proteção dos direitos de propriedade intelectual, bem como sobre formas como a Universidade pode ajudá-los no processo de proteção e transferência da tecnologia. O segundo projeto, iniciado em 2008, compreende a elaboração de um relatório que examinará as leis brasileiras que tratam de comércio internacional em face aos tratados da OMC, em parceria com a Missão Permanente do Brasil na Organização Mundial do Comércio em Genebra, Suíça.

 O CEB-OMC acredita que assim cumpre sua missão de promover a integração entre a Universidade e a Sociedade, convertendo investimento público em conhecimento e bem estar social.

 


Apoio: